Entenda a gastronomia funcional e saiba como levar comida saudável para mesa

Postado em 30/01/2022

Entenda a gastronomia funcional e saiba como levar comida saudável para mesa

Para quem pensa que comer bem é sinônimo de alimentação sem sabor, está muito enganado. Atualmente, um fenômeno tem tomado às mesas das famílias que têm optado por uma alimentação mais saudável, a gastronomia funcional.

Segundo nutricionistas, são considerados alimentos funcionais aqueles ingredientes que, além de nutrir e atender às necessidades básicas de alimentação, ainda produz efeitos metabólicos e fisiológicos em prol da saúde. Por exemplo, os cereais integrais, soja e seus derivados, linhaça, hortaliças com talo, biomassa de banana verde, tomate, uva, brócolis e tantos outros.

Para o chef funcional, Marcelo Facini, a relação que atualmente as pessoas têm com a comida sofreu mudanças profundas. Hoje não nos alimentamos apenas para saciar uma vontade, por prazer, mas sim para nos nutrir, comportamento chamado de inteligência alimentar.

Isso ocorre quando comemos com o objetivo de aproveitar o potencial total dos alimentos, absorvendo todos os seus nutrientes e vitaminas. Hoje, quem consegue ter a inteligência alimentar, tem como ideal viver cada vez mais, melhor e com mais saúde, “a gastronomia funcional tornou possível a materialização dos dogmas nutricionais com a preparação e criação de pratos, antes, considerados sem sabor e sem atratividade ao consumidor. Mostrou-se que é possível comer de modo saudável e gostoso. Trouxe, também, à tona que os nutrientes podem se perder ou se intensificar na preparação dos alimentos”, destaca Facini.

A gastronomia funcional surgiu exatamente neste momento, reunindo a culinária gourmet com a nutrição funcional e nutrologia. Assim, o ato de comer tem outro sentido: é uma decisão consciente sobre os benefícios ou malefícios que certos alimentos podem trazer. São as escolhas do que é melhor para si, assim, respeitando a individualidade bioquímica, atendendo as alergias e intolerâncias e, ainda, propiciando muito prazer.

Com a correria do dia a dia, e a modernidade dos alimentos industrializados, acabamos nos rendendo cada vez mais para as comidas sem cores e nutrientes necessários, e é nesse momento que a gastronomia funcional destoa com todas as nuanças de cores e abrangência de ingredientes e ganha cada vez mais seguidores.

Segundo Facini, a gastronomia funcional, além de instruir as pessoas em como explorar o máximo dos benefícios de cada alimento, ainda estimula o voltar a cozinhar em casa, a levar a famosa marmita e a praticar a alimentação saudável não como um modismo ou dieta, e sim como um estilo de vida.

 

Fonte:Site Nova Fisio

Fonte da Imagem:Google Imagens

Link da fonte: http://www.novafisio.com.br/saude-com-sabor-entenda-a-gastronomia-funcional-e-saiba-como-levar-comida-saudavel-para-mesa/

 

 

Outras Notícias

 

Revisão de todas as pesquisas sobre chocolate já publicadas revelou que o 60% cacau é o ideal para ser consumido
Postado em 04/03/2022

Com frequência o chocolate é demonizado. Ouve-se que ele faz mal, engorda, dá espinhas, entope as artérias do coração, causa gordura no fígado, piora gastrite e outras coisas. Não é mentira, mas segundo a nutricionista Vanderli Marchi...
leia mais »

Cardápio antiestresse
Postado em 03/03/2022

Com o aumento de trabalho e o ritmo diário mais intenso, há uma tendência a ficarmos estressados e cansados. A alimentação pode ajudar a combater esses sintomas. Descubra o que equilibrar na dieta para reduzir o estresse.


- Evitar o consumo de e...
leia mais »

Aliado da saúde, azeite é ingrediente principal na gastronomia
Postado em 28/02/2022

Usado em temperos, marinadas, frituras, refogados e até mesmo em sobremesas, o azeite de oliva traz inúmeros benefícios para a saúde de toda a família. A verdade é que o azeite está na lista dos itens mais versáteis da gastronomia, sendo cap...
leia mais »