Você já deve ter comido Ketsiap e Mahonnaise...

Postado em 02/02/2022

Você já deve ter comido Ketsiap e Mahonnaise...

No século 17, marinheiros holandeses importaram da China o Ketsiap, salmoura para peixes à base de soja, sal e vinagre. A mistura foi mudando até chegar ao molho temperado muito usado por ingleses e americanos (e brasileiros). Há variações no mercado, mas a receita mais comum leva tomate, sal, açúcar, pimenta e outros condimentos. 


Em 1756, o duque de Richelieu foi enviado pelo rei Luis XVI para desalojar os ingleses no porto de Mahon. Proibido de usar fogo para não despertar a atenção do inimigo, o cozinheiro fez um molho frio com o que tinha: ovos, sal e azeite. Batizou de mahonnaise, referência à cidade. Afrancesada virou mayonnaise. 

 

Outras Notícias

 

Revisão de todas as pesquisas sobre chocolate já publicadas revelou que o 60% cacau é o ideal para ser consumido
Postado em 04/03/2022

Com frequência o chocolate é demonizado. Ouve-se que ele faz mal, engorda, dá espinhas, entope as artérias do coração, causa gordura no fígado, piora gastrite e outras coisas. Não é mentira, mas segundo a nutricionista Vanderli Marchi...
leia mais »

Cardápio antiestresse
Postado em 03/03/2022

Com o aumento de trabalho e o ritmo diário mais intenso, há uma tendência a ficarmos estressados e cansados. A alimentação pode ajudar a combater esses sintomas. Descubra o que equilibrar na dieta para reduzir o estresse.


- Evitar o consumo de e...
leia mais »

Aliado da saúde, azeite é ingrediente principal na gastronomia
Postado em 28/02/2022

Usado em temperos, marinadas, frituras, refogados e até mesmo em sobremesas, o azeite de oliva traz inúmeros benefícios para a saúde de toda a família. A verdade é que o azeite está na lista dos itens mais versáteis da gastronomia, sendo cap...
leia mais »